O ecoturismo promove a conexão do viajante com a natureza gerando baixo impacto ambiental e aprimorando a consciência ecológica. O turismo ecológico proporciona a contemplação da natureza, da cultura das comunidades locais e experiências revigorantes em meio a fauna e flora.

Esportes ao ar-livre e o envolvimento com o ecossistema atraem aventureiros e amantes do meio ambiente a destinos que desfrutam das boas práticas do ecoturismo.

O ecoturismo no mundo

Cada vez mais presente nas opções de viagens, o ecoturismo mundial proporciona vivências ímpares em ecossistemas diversos, destacando-se destinos da África e América Latina. Sua prioridade é prezar pela sustentabilidade e preservação ecológica e cultural.

Galápagos, Equador

Inspiração para a Teoria da Evolução de Charles Darwin, o arquipélago de Galápagos abriga um dos mais ricos ecossistemas marinhos. Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO, o destino reúne diversos projetos de conservação e centros de pesquisa, visando a educação ambiental. O destino é propício para snorkeling, observação de aves e colônias marítimas.

Galápagos é prestigiado por suas fascinantes aves, cágado-gigantes e colônias de leões-marinhos.

Parque Nacional Kruger, África do Sul

O Parque Nacional Kruger é um fascínio aos olhos dos amantes da vida selvagem. Maior e mais antigo parque do continente africano, reúne variadas espécies animais, diversificada flora e sítios arqueológicos. O destino é propício para safáris e sobrevoo de balão, as expedições são assistidas por guias locais e devem causar baixo impacto ambiental.

Seu ilustre reino animal é notório pelo big five, composto pelos mais prestigiados mamíferos: elefante, rinoceronte, leopardo, búfalo e leão. Observá-los é uma experiência memorável.

Tortuguero, Costa Rica

O Parque Nacional Tortuguero abriga centenas de espécies de animais selvagens e exóticos. Dentre a fauna local, reúne espécies ameaçadas de extinção. Abrangendo uma flora rica, o destino é propício para a prática de canoagem, observação de animais e passeios de barcos.

Sua experiência mais notória é a desova de tartarugas-marinhas, que ocorre de julho à outubro e é assistida por pesquisadores técnicos.

Ecoturismo no Brasil

A pluralidade de vegetação e fauna são o grande atrativo do Brasil e têm tornado o país em um dos destinos mais propícios para ecoturismo. O Brasil abriga a maior floresta tropical do mundo, praias fluviais e espécies animais e vegetais exclusivas, além de fascinantes paisagens.

Amazônia

Maior floresta tropical e maior bioma do mundo, a Amazônia apresenta diversas espécies animais e vegetais. O turismo ecológico na região têm o propósito de educar e conscientizar sobre a importância da preservação da floresta e das comunidades locais. O destino é propício para arborismo, canoagem, safári e passeios de barcos.

A Amazônia é prestigiada por sua vasta fauna e flora, com milhares de espécies registradas e muitas ainda desconhecidas.

Pantanal, MT e MS

O Pantanal reúne uma deslumbrante vegetação e variadas espécies animais, incluindo espécies em extinção em outras partes do Brasil. Declarado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO, a região proporciona vivências ímpares com seus rios, lagos e conexão com a vida selvagem. O destino é propício para canoagem, passeios de barco, safári noturno e diurno, observação de pássaros e pesca recreativa.

As onças-pintadas, jacarés e araras-azuis são o grande espetáculo do destino e contemplá-los é um fascínio.

Parque Nacional de Aparados da Serra, RS

Notório por seus cânions milenares e quedas d’água, o Parque Nacional de Aparados da Serra contempla vegetação própria e variadas formações rochosas. O parque abriga múltiplas espécies de animais selvagens e é rico em araucárias. O destino é propício para trilhas ecológicas, escaladas, ciclismo, trekking e banhos de cachoeira.

Aparados da Serra é o maior conjunto de cânions da América do Sul, sendo o mais célebre o Cânion Itaimbezinho. As vistas que o destino proporciona são ímpares e deslumbrantes.

Esses são alguns dos diversos destinos mundiais para ecoturismo. O Brasil contempla diversos destinos para quem busca aventuras em meio à natureza e zela pela preservação do meio ambiente. Já escolheu o seu?

Fale conosco