Provença

A região da Provença reúne os encantos primordiais para uma memorável escapada romântica: boa gastronomia, charmosas cidades, muita história, arte e aromas inebriantes. Abrigando cidades ilustres como: Avignon, Aix-en-Provence, Cannes, Marselha e Nice, Provença é um deleite para casais dos mais variados gostos e preferências. A região também é prestigiada por contemplar renomados restaurantes, refinadas boutiques e galerias, por seus majestosos campos de lavanda e por suas vívidas feiras.

Provença e seus campos de lavanda

Além de balsâmicos, os característicos campos de lavanda de Provença compõem cenários fascinantes e incomparáveis. Colorindo o horizonte mediterrâneo com nuances arroxeadas, os campos são um convite para apreciar os encantos provençais e da natureza.

As localidades que contemplam os campos mais admiráveis são: Manosque, Sault, Valensole e Gordes. Na última, além dos campos de lavanda, outro charme que a cidade compreende é o ilustre Musée de la Lavande.

O período de floração é durante os meses de junho e julho, no segundo semestre de julho começa o período de colheita.

A gastronomia e os vinhos provençais

Emoldurada por vinhas e oliveiras, a região de Provença agracia seus visitantes com uma gastronomia bucólica, mas rica em cores e sabores. Os pratos provençais são elaborados com azeites artesanais de produtores locais e saborosas ervas aromáticas. O mel de lavanda é um ingrediente que conquista o paladar dos amantes de doces, assim como os pastries de frutas cristalizadas e amêndoas. Se deleite com as iguarias provençais nas adoráveis feiras de Aix-en-Provence ou nos estrelados restaurantes locais.

Os vinhos da região são exímios e integram prestigiados rótulos. É em Provença que o renomado Châteauneuf-du-Pape é produzido. Os vinhos provençais são característicos por serem encorpados e por conter variadas castas de uva em sua composição. A região é célebre por seus aprazíveis rosés.

As artes de Provença

Provença é uma autêntica obra de arte e não se inibe ao mostrar seus encantos em suas paisagens deslumbrantes e arquitetura ímpar. Caminhar entre as ruas das cidades provençais é testemunhas as deslumbrantes musas das obras de ilustres e memoráveis pintores.

A charmosa Aix-en-Provence foi berço e lar do célebre Paul Cézanne, que teve as belezas locais como inspiração em muitas de suas obras. Foi em Arles, a cidade das ruínas romanas, que Vincent Van Gogh viveu seu período próspero, inspirando seus quadros nas ruas da adorável região.

Visitar os museus das cidades provençais é se deparar com as fascinantes obras de renomados artistas. Para além de pinturas, Provença é um paraíso arquitetônico, onde suas construções são preenchidas por histórias e apresentam técnicas extraordinárias.

Os característicos marches provençais

As graciosas feiras provençais apresentam os encantos da região em pequenas formas de mercadoria. Levar um pedaço de Provença para casa é uma realidade proposta pelos charmosos marches provençais.

Os mercados de ruas são preenchidos pelo aroma das flores dispostas – entre elas está a aromática lavanda, especiarias, azeites e vinagres artesanais. As antiguidades e os artesanatos dispostos são um deleite para os olhos, assim como o colorido dos quitutes, frutas e queijos franceses.

Os encantos de Aix-en-Provence

Caminhar por ruelas charmosas e que exalam romantismo é primordial para uma viagem romântica, e Aix-en-Provence é a cidade ideal para esse momento! A cidade das fontes é o retrato do romance, suas fontes, flores e arquitetura barroca compõem o cenário propício para momentos com a pessoa amada.

Seja contemplando a Fontaine de la Rotonde, saboreando iguarias provençais ou admirando os casarões do século XVII e XVIII, a vivência em Aix é incomparável. Lar da maior universidade francesa há 600 anos, Aix-en-Provence encanta a todos que a visitam e é um autêntico destino romântico.

Fale conosco