Aspiração de chefs do mundo inteiro, a estrela Michelin é o baú de tesouros no final do arco-íris. Após dedicar-se para apresentar pratos primorosos, elaborados com técnicas exímias e ingredientes de excelente qualidade, os chefs e suas equipes almejam a prestigiada estrela Michelin. Conquistar tal prestígio demanda esforço e aprimoramento de técnicas e conhecimentos, e mantê-lo requer muita dedicação e organização.
Os restaurantes avaliados são qualificados de zero até 3 estrelas, variando de acordo com o cumprimento dos critérios analisados. Alguns dos critérios avaliados pelo Guia Michelin são: qualidade dos ingredientes, domínio do sabor e técnicas culinárias e a personalidade do chef em sua culinária.
Imagem: Site Guia Michelin
Dispondo de alcance mundial, o Guia Michelin abrange variados restaurantes e gastronomias diversificadas. Transitando entre sabores da Ásia às técnicas culinárias das Américas, o guia contempla destinos que abrigam excelentes restaurantes e desfrutam de exímio cenário gastronômico.
Dentre a lista de destinos com o maior número de estrelas Michelin, separamos os 5 que contemplam o maior acervo de estrelas.
Tóquio, Quioto e Osaka – Japão
Dentre as dez cidades com o maior número de restaurantes premiados, 3 são cidades japonesas: Tóquio, Quioto e Osaka. Contemplando mais de 300 estrelas Michelin, Tóquio é caracterizada como a capital culinária do mundo, estima-se que a cidade tenha mais de 220 restaurantes estrelados. Um de seus prestigiados restaurantes 3 estrelas é notório por servir fugu, prato que caso não seja preparado corretamente, pode levar ao óbito.
Quioto abriga mais de 130 estrelas Michelin, sendo notória por seus exímios sabores da clássica gastronomia japonesa. A cidade é célebre por preservar restaurantes prestigiados desde o século XVII. Desfrutando de mais de 110 estrelas, Osaka conquista seus visitantes por proporcionar magnífica e completa experiência gastronômica.
Posterior somente a Tóquio e Quioto, Paris contempla um fascinante cenário gastronômico. A cidade abriga mais de 130 estrelas Michelin, tendo ao menos dez restaurantes prestigiados com 3 estrelas.
Paris é caracterizada como a capital gastronômica da Europa. Sua diversidade e autenticidade cultural são fatores de grande relevância em sua culinária.
Quinta classificada na lista de destinos com maior número de estrelas Michelin (atualizada em 2020), Nova York contempla mais de 95 estrelas. Nos Estados Unidos, a cidade é a que abriga o maior número de restaurantes agraciados com estrelas Michelin.
Notória por sua pluralidade cultural, artística e gastronômica, a cidade tem o privilégio de compreender 6 restaurantes de 3 estrelas.
Atualmente, o Brasil é o único país da América Latina a contemplar restaurantes estrelados pelo Guia Michelin. Somente duas cidades brasileiras são avaliadas: São Paulo e Rio de Janeiro, sendo São Paulo a mais estrelada entre as duas.o e cultura.
